Impacto da PHDA em Contexto Escolar
De que forma a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção influencia as crianças?
A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção afeta crianças, jovens e adultos, em diferentes contextos e situações da sua vida diária. Geralmente é diagnosticada em idade escolar, quando a criança começa a apresentar alguns sinais de alerta ao nível do comportamento e da atenção/concentração.
No contexto escolar, a PHDA afeta as crianças de várias formas:
Dificuldade em estar atento: Dificuldade em manter a atenção por longos períodos, o que leva à perda de informações importantes durante as aulas.
Dificuldade na organização: Dificuldades em organizar tarefas e materiais, o que pode levar ao não cumprimento dos exercícios e dos trabalhos de casa, esquecimento de prazos e de recados.
Hiperatividade: Agitação motora, dificuldade em permanecer sentado por longos períodos de tempo e comportamentos impulsivos.
Problemas de socialização: Algumas crianças com PHDA podem ter dificuldades em seguir regras sociais e interagir com os colegas de forma adequada.
Baixo desempenho académico: A combinação de desatenção e impulsividade pode levar a um desempenho académico abaixo do potencial do aluno.
Baixa autoestima: Dificuldades contínuas na escola podem afetar a autoestima do aluno, o que faz com que a criança tenha sentimentos de frustração e inadequação.
Se o seu filho apresenta PHDA ou sinais de alerta relacionados com a mesma, no GADIP encontra uma equipa de profissionais disponíveis para ajudá-lo!