O Meu Filho tem Medo de Errar

As crianças podem sentir medo de errar por vários fatores!

As crianças podem sentir medo de errar por vários fatores, tentar corresponder às expectativas dos pais, professores, comparação com os colegas, procura de aprovação, aceitação ou até mesmo por pressão que a própria criança coloca em si mesma.

Se o seu filho apresenta medo relacionado com o erro, como o ter medo de arriscar e de tentar, fique a saber que existem algumas estratégias que pode começar a implementar em casa:

  • Desenvolver a autoconfiança: Ajude a construir e desenvolver a autoconfiança do seu filho através do reforço e valorização do esforço, conquistas e competências.

  • Promover o diálogo: Permita a existência de um espaço seguro entre si e o seu filho, para promover a comunicação sobre as emoções, sobre o que estão a sentir, sobre os medos que existem. Esteja disponível para ouvir e acolher as emoções do seu filho, sem julgar.

  • Desenvolver a resiliência: Ajude a criança a perceber a importância de ser resiliente, de persistir, de voltar a tentar, mesmo perante os desafios. Explique que superar as dificuldades faz parte da aprendizagem.

  • Modelar o comportamento: Como adulto de referência, você é um modelo para o seu filho. Demonstre uma atitude ajustada e positiva em relação ao errar.

  • Elogiar e valorizar o esforço: Ao elogiar a criança, destaque também o esforço que ela colocou na tarefa, não se foque apenas no resultado final.

  • Evitar críticas negativas: Evite críticas negativas ou repreensões quando o seu filho comete algum erro. Esteja disponível para orientar de forma construtiva e incentivar a encontrar soluções.

    Crie um ambiente em que a criança se sinta segura para cometer erros. Mostre que valoriza o esforço e a tentativa, independentemente do resultado.



Anterior
Anterior

LUTO- Uma Jornada Única

Próximo
Próximo

Ataques de Pânico