Preparar a criança para a chegada de um bebé

A chegada de um bebé a uma família é um momento intenso e importante que vai influenciar e alterar toda a dinâmica familiar, da mãe, do pai, do casal, e no caso de já existirem filhos, também dessa criança.

Preparar uma criança para a chegada de um novo irmão é um processo delicado e importante que pode influenciar a forma como ela se irá sentir, irá interpretar e adaptar-se às mudanças que vão acontecer e também como se irá relacionar com o novo membro da família.

Antes do nascimento podem:

  • Conversar sobre o que está a acontecer: Use uma linguagem adequada à idade da criança para explicar que um novo bebé está a caminho e o que isso significa. Livros ilustrados sobre o tema podem ser muito úteis. 

  • Preparar para as mudanças: Explique e/ou comece a realizar pequenas alterações nas rotinas, para ajudar a criança a adaptar-se às rotinas que vão ter quando o bebé chegar. 

  • Envolver na preparação: Permita que a criança ajude a preparar o quarto do bebé ou a escolher roupas e brinquedos. Isso pode aumentar a sensação de envolvimento, importância e responsabilidade.

  • Demonstrar amor e afeto: Continue a demonstrar amor, afeto, carinho e verbalize que apesar da chegada de um novo bebé, vão continuar a ter tempo e a amarem da mesma forma a criança. 

Após o nascimento podem:

  • Celebrar a família: Faça do primeiro encontro um momento especial para todos, envolva a criança, enfatizando a importância de cada membro, incluindo a criança mais velha. 

  • Incentivar a interação: Sob supervisão, permita que a criança mais velha toque, segure (se for grande o suficiente) e ajude nos cuidados do bebé, caso ela demonstre vontade. 

  • Continuar a dar atenção e ter tempo de qualidade: Reserve um tempo só para ela, para reafirmar o amor e atenção que sentem. Manter as rotinas, dentro do possível, para não surgir tanta instabilidade. 

  • Reconhecer as emoções: Reconhecer o que a criança possa estar a sentir e ajudar a expressar essas emoções de forma adequada. 

Preparar uma criança para a chegada de um irmão é um processo contínuo que requer paciência, amor e compreensão. 

Estamos deste lado disponíveis para ajudar nesse processo!

Anterior
Anterior

Sentir Dói, mas Inibir é ainda Pior

Próximo
Próximo

Liberte-se da Prisão da Perfeição