Desenvolvimento Vocacional
Que caminho seguir?
Para muitos alunos, esta altura do ano surge associada a sentimentos de angústia, dúvida, ansiedade, medo…
Isto porque aproxima-se uma etapa importante de decisão do caminho a seguir, em relação à área a escolher no Ensino Secundário ou em relação ao que fazer depois de terminarem o 12.º Ano.
O acompanhamento psicológico desempenha um papel crucial no desenvolvimento vocacional porque proporciona suporte, orientação e ferramentas essenciais para o processo de exploração, compreensão e reflexão sobre as decisões a tomar. Permitindo que cada pessoa tome decisões mais conscientes e alinhadas com os seus interesses e competências.
Se está a pensar “De que forma é possível um psicólogo ajudar-me?”/ “De que forma é possível um psicólogo ajudar o/a meu/minha filho/a?” então veja o que é realizado nas consultas de desenvolvimento vocacional:
Autoconhecimento: exploração e reflexão sobre traços de personalidade, interesses, competências, valores pessoais e profissionais.
Exploração de diferentes opções: explorar uma variedade de opções de áreas, cursos, contextos profissionais, analisar e refletir sobre cada uma das possíveis opções.
Desenvolvimento de competências: aprender e desenvolver competências práticas que são essenciais para o futuro profissional, nomeadamente na procura de emprego, preparação para entrevistas, comunicação eficaz e gestão de carreira.
Tomada de decisão informada: o psicólogo é o profissional adequado para promover a tomada de decisão de forma imparcial, apoiando na reflexão e na exploração de informações concretas sobre os diferentes domínios do mundo profissional, o que irá permitir a tomada de decisão de forma informada e fundamentada.
Se conhece alguém que esteja a vivenciar esta etapa e podia usufruir deste acompanhamento, entre em contacto connosco!